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HISTÓRIA DO TEATRO
O teatro originou-se no momento
em que um ser humano imitou outro. Na história, esse não
é um momento difícil de precisar. De maneira geral, o ser
humano não aprende a andar, falar, comportar-se imitando outros
seres?
Se o teatro não é a arte de imitar, podemos concluir que
não é praticamente impossivel saber em que momento e onde
ele surgiu, pois sua história se confunde com a história
da humanidade.
Desde as sociedades primitivas, até mesmo pré-históricas,
os homens realizavam rituais e práticas religiosas que continham
elementos teatrais: representação, dança e música.
Como a maioria dos povos primitivos não tinha escrita, sabemos
poucos detalhes sobre essas formas embrionarias de teatro. As informações
escritas mais completas e detalhadas que chegaram referem-se às encenações
teatrais da Grécia antiga.
Na Grécia, as primeiras manifestações teatrais mais
parecidas com o nosso teatro atual datam do século VII a.C. O deus
do vinho na mitologia grega era Dionísio (chamado de Baco pelos
romanos) e os gregos organizavam rituais religiosos para honrar esses
deuses. Esses rituais eram comandados por um coro cujos componentes usavam
máscara representando animais, declamavam, cantavam e dançavam.
Ainda não havia atores, como hoje.
Com a importância desses rituais na vida dos gregos, foi criado
um local especial para sua realização. Edificação
em encosta escavada, coberta por fileiras de arquibancadas semicirculares
voltadas para um espaço circular no qual ficava o altar e se apresentava
o coro. Esse local recebeu o nome de teatro, termo que com o tempo acabou
designando as representações que ai ocorriam.
Segundo a mitologia, Dionísio foi quem ensinou aos homens o cultivo
da vinha. Logo depois, um bode derrubou as parreiras e foi castigado com
a morte. Os homens arrancaram a pele do animal e sobre ela começaram
a cantar e beber até cairem desmaiados. Os mais fortes, que conseguiram
dançar e cantar até o raiar do dia, foram premiados com
a carne do bode e a sua pele embebida em vinho.
Nos rituais do deus Dionísio, procurava-se reproduzir o mito.
O coro, cantando em procissão, dirigia-se ao local do culto. No
altar, o sacerdote preparava a cerimônia: um bode era oferecido
em sacrifício. Conta-se que certa vez, no século VI a. C.,
um integrante do coro, de nome Tespis fortemente imbuido do espírito
do ritual, saiu do coro e afirmou ser Dionísio. Estava criada a
função de ator.
Drama
Nessa época, surge o texto dramático, isto é, o
texto criado para teatro (a palavra drama, em grego, significa ação).
Tragédias
Inicialmente, surgem as tragédias (a palavra tragédia,
em grego, relaciona-se a bode, animal sacrificado no ritual). No primeiro
cortejo em homenagem a Dionísio, eram entoados cantos com partes
alegres e tristes, que narravam os aspectos mais felizes e os mais dolorosos
de sua vida. Com o tempo, esse canto originou a tragédia.
Comédias
Quase um século depois, são criadas as comédias
(o termo surge da fusão entre as palavras "comos", que
significa desfile, cortejo, e "ode", que significa canto). Durante
as festas de Dionísio, eram realizados desfiles ao som de hinos.
Aos hinos, acrescentavam-se zombarias dirigidas aos espectadores. Assim,
esse elemento do ritual deu origem à representação alegre
e zombeteira que caracteriza a comédia.
Nas tragédias e comédias gregas havia o coro e os atores.
O coro representava a sociedade e dialogava com os atores. Os atores,
sempre homens, usavam máscaras de rostos humanos e rico figurino.
A máscara era conhecida pelo nome de persona (em latim, "sona"
deriva do verbo soar e "per" significa através de; persona
é a voz que soa através da máscara).
Com o tempo, as máscaras se tornaram o símbolo das representações
teatrais: a máscara triste representa a tragédia. Observe
os cartazes de peças teatrais, seções sobre teatro
em jornais e revistas: freqüêntemente aí aparecem essas
máscaras, para que haja associação imediata entre
o contexdo da informação e o teatro.
O primeiro grande escritor de tragédias de quem se conservam textos
e Ésquilo (525 a. C. - 456 a. C.), autor de Prometeu. Acorrentado,
entre outras peças. Dois outros principais dramaturgos da época
são Sófocles (496 a.C. - 406 a. C.), que escreveu Édipo
Rei entre outras obras primas e Eurípides (484 a.C. - 406 a.C.),
autor de Medéia e Electra entre outros. Essas antigas tragédias
gregas, encenadas até hoje, foram a base do teatro ocidental. Eram
produções que se assemelhavam mais a uma ópera do
que a um drama dos tempos atuais.
As mais antigas comédias que nos sobraram são de Aristófanes
(445 a.C. - 386 a.C.). Um pouco depois surge a comédia de costumes,
criada a partir de fatos do cotidiano. O principal autor desse gênero
e Menandro (342 a.C. - 292 a.C.).
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