Autodesenvolvimento? Só depende de você

Qualquer reflexão sobre o autodesenvolvimento passa primeiro, por um en-tendimento de que DESENVOLVER implica em romper laços, amarras, e sa bemos que, em qualquer uma das dimensões humanas (física, emocional, mental, social, ou espiritual), todo desenvolvimento exige que rompamos com um padrão já adquirido, para adotarmos outro, que é novo e que é uma etapa natural da evolução humana. Desenvolvimento significa o au-mento das capacidades ou das possibilidades, pois podemos desenvolver o nosso potencial.

Quando falamos em autodesenvolvimento, estamos entendendo que o indiví duo assuma, ele mesmo, a responsabilidade por este processo evolutivo, através da busca pessoal de recursos e condições, que lhe permitam reco-nhecer que hoje está "melhor" (em qualquer aspecto) que ontem, e ter a cer teza de que, amanhã, estará melhor que hoje. Quando pensamos nos recur- sos para promover este autodesenvolvimento, estamos fundamentalmente considerando a educação e qualquer outra ação, que venha a contribuir pa-ra que o indivíduo gerencie a si mesmo!

No atual contexto das organizações, este tema acabou assumindo uma gran de importância, pois o autodesenvolvimento tornou-se uma das mais impor tantes competências para o profissional do século XXI e dele dependerá o sucesso das pessoas e consequentemente das organizações. Só as organiza ções que tiverem pessoas que estejam absolutamente conscientes e focadas em seu autodesenvolvimento, serão capazes de responder rapidamente as mudanças tão aceleradas, adaptar-se à nova realidade tecnológica, e supe rarem os desafios, que garantam, mais do que a sobrevivência, o sucesso organizacional. O autodesenvolvimento não se restringe apenas à "gestão da carreira". Este é um importante aspecto, mas existem outros que são pre liminares e, por isto, mais genéricos. O processo de autodesenvolvimento engloba algumas etapas essenciais:

1. Fazer uma autoanálise
2. Buscar ajuda e participação de pessoas que possam contribuir para seu autodiagnóstico, através de feedbacks eficazes.
3. Definir os objetivos e métodos mais adequados para atingí-los.
4. Agir, porque não adianta ficar só na intenção; é preciso canalizar a ener gia e partir para ação.

A competência de autodesenvolvimento implica numa acentuada capacida de de estudar, numa curiosidade natural, que se manifesta por um interesse em descobrir e conhecer o mundo, na iniciativa, na persistência e automoti vação e na disciplina. Todas estas características estão relacionadas ao de senvolvimento da nossa inteligência emocional, o que nos leva a constatar que esta é a base do processo de autodesenvolvimento. Peter Drucker, em Desafios Gerenciais para o Século XXI, afirma que "gerenciar a si mesmo" significa colocar-se onde você possa fazer sua maior contribuição à socieda de; - aprender a se desenvolver constantemente, mantendo-se mentalmente ativo; e - aprender a como e quando mudar.

Na verdade, um ponto em que todos os gurus acabam concordando é que as pessoas que têm um autoconhecimento desenvolvido e que conseguem ana lisar as exigências do seu trabalho, de profissões de interesse e do mercado podem ter maiores possibilidades de realização na carreira e na vida pes soal, pois encontram alternativas adequadas ao seu perfil e adaptam-se mais facilmente às mudanças trazidas pelas novas tecnologias. Seguindo por esta linha de raciocínio, notamos que o autodesenvolvimento é uma questão estratégica na vida das pessoas, e que, no contexto de hoje, está relacionado ao sucesso individual e, por conseqüência, ao sucesso organiza cional. Contudo, vamos nos deter agora nesta questão estratégica, ou seja, o nosso autodesenvolvimento tem de estar alinhado com a nossa missão, nossa visão, nossos valores, e no significado que damos ao trabalho em nos sa vida.

Em sua obra, À procura de si próprio - Um guia para a Realização Pessoal, Barbara Braham afirma que somente quando compreendemos a nossa missão, conseguimos olhar para frente e "enxergar a nossa visão de futuro". Segundo Joel Backer, um dos estudiosos sobre o futuro mais conhecido na atualidade, esta visão é um dos principais diferenciais entre pessoas, organi zações e nações bem ou mal sucedidas. É esta visão, que compartilhada e posta em ação, pode mudar a vida das pessoas e, conseqüentemente, o mundo. Nossa missão e nossa visão são norteadas por nossos valores. São os valores que permeiam as nossas escolhas em busca da realização pes-soal. Precisamos ter clareza de nossos valores, pois são eles as nossas refe rências mais consistentes, que nos fazem buscar a coerência entre o discur so e as ações que empreendemos.

O significado do trabalho em nossa vida passou a ser importante nestas defi nições estratégicas, pois já que passamos mais de 1/3 de nossas vidas no trabalho e, como dissemos antes, em média vamos trabalhar 50 anos, temos que nos preocupar em mudar alguns paradigmas relacionados ao trabalho como "dever ou obrigação". Hoje algumas pessoas já começam a encarar o trabalho como fonte de prazer, buscando fazer aquilo que dê significado à sua vida e que esteja compatível com sua missão, seus valores, e sua visão de futuro. No entanto, sabemos que dada a complexidade do SER HUMANO, muitas vezes, ele mesmo boicota estas realizações, utilizando "máscaras", como diz Barbara Braham na obra citada anteriormente. Precisamos tirar estas "máscaras" (a tirania do devo, a baixaestima, o medo e outras) que nos distanciam de nós mesmos, que nos impedem de ver com mais clareza aquilo que somos e que desejamos. Tiradas estas máscaras conseguiremos caminhar no sentido de nossa autorrealização, que é a essência do sucesso pessoal e profissional.

À medida que entendemos o SER HUMANO como um SER HOLÍSTICO, não podemos separar a perspectiva pessoal da profissional. Muito se tem dito hoje sobre como a realização pessoal afeta a realização profissional, e vice-versa. Desta forma, pensar no significado do sucesso para o indivíduo é considerar o bom resultado, êxito ou triunfo de forma geral, ou seja, na vi da. No entanto, sabemos que este é um assunto bastante complexo dada a sua subjetividade, pois o que é sucesso para um, pode não ser para outro, tendo em vista essencialmente os valores pessoais. Um dos principais ques tionamentos do SER HUMANO está relacionado ao como deve investir o seu tempo: para ganhar dinheiro ou para ser feliz? Uma pessoa mais focada no comportamento de SER, por considerar que TER é uma conseqüência, terá um entendimento diferente do que uma que está mais preocupada com o TER, por exemplo. Por isso, pouco nos agregaria neste momento dar uma única definição do que seja sucesso, dada a singularidade do tema, mas podemos analisar que fatores podem nos levar ao "sucesso".

Por Denize Dutra - Consultora do Instituto MVC

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
     
 
 
     

Copyright © 2025 - Zuber Coach Solution
Rua Marcos Arruda, 347 - São Paulo/SP - Cel - WhatsAPP - (11) 96069 - 5958