
O Executivo e o Coaching em Marketing
Pessoal
O executivo e o coaching em Marketing pessoal de repente surge
uma nova palavra no seu dicionário que você nem sabia
que estava lá: coaching. E ainda por cima querem saber
se você tem um coach, se é um coachee e como está
seu coaching. Vida dura essa de executivo. Enquanto você
trabalha, outros criam palavras para infernizar. Mas, felizmente,
dessa vez criaram algo para ajudá-lo. Desde que você
não caia nas mãos desses que se autodeclaram coaches
sem nunca terem se preparado para isso.vamos resumir o significado
de cada uma dessas novas palavras do "seu" dicionário:
Coaching é o processo de desenvolvimento de competências.
Competência é a capacidade de agir, de realizar ações
em direção a um objetivo, metas e desejos. É
um processo de investigação e reflexão. Descoberta
pessoal de fraqueza e qualidades. Aumento da consciêcia
de si. Aumento da capacidade de responsabilizar-se pela própria
vida com estrutura e foco. O processo oferece feedback realista
e apoio.
Coach, literalmente "técnico" em inglês, é
o profissional especializado no processo de desenvolvimento. É
o coach que conduz o processo, levando o cliente a refletir, chegar
a conclusões, definir ações e, principalmente,
agir em direção a seus objetivos, metas e desejos.
Curiosamente, coach significa também veículo utilizado
para transporte de pessoas de um lugar a outro. De certo modo,
o coach transporta seu cliente para seus objetivos.
Coachee é o nome que se dá ao cliente.
Portanto, não é difícil diante de todas
esses elementos que compõem o processo de coaching, entender
porque grandes atletas, artistas de cinema e agora empresários
e executivos possuem um coach. Simplesmente porque os ajudam a
chegar lá mais rapidamente. Seja "lá" onde for.
Segundo Rhandy di Stéfano, fundador do Integrated Coaching
Institute, o processo de coaching surgiu devido ao histórico
das organizações empresariais. Em resumo, durante
as décadas de 1960 e 70, o empresário podia contar
com a solução dos problemas a partir de experiências
sua ou de seus empregados.
A necessidade de crescimento levou-o ao mercado de ações
e este demandou maiores lucros que justificassem os investimentos.
Além do aprimoramento dos processos internos das empresas,
a demissão dos profissionais mais antigos e de maiores
salários contribuiu para o aumento dos lucros. Entretanto,
o efeito colateral foi que a experiência deixou a empresa
junto com esses profissionais e os recém-contratados não
tinham como lidar com todos os desafios que o crescimento permanente
exige. A solução foi recontratar os funcionários
antigos, mas como consultores externos. Todavia, novos mercados
significaram maiores mercados e o crescimento contínuo
transformou as organizações numa rede de mini-empresas
espalhadas por todo o planeta. Cada uma demandando essencialmente
os mesmos recursos da empresa-mãe. Entre eles, o mais escasso
de todos: liderança.
Consultores trabalham com processos e a liderança exige,
além dos processos, a capacidade de trabalhar com pessoas
em todas as suas dimensões, inclusive com suas emoções.
Daí a necessidade de um novo profissional, alguém
que seja capaz de desenvolver líderes: é o coach.
O coach desenvolve todos os aspectos da competência para
que o líder possa executar bem sua tarefa e preferencialmente
atinja um desempenho conhecido como peak performance. Ao contrário
dos workaholics, pessoas viciadas em atividades, a pessoa que
trabalha em peak performance é focada em resultados. O
workaholic pode atingir uma fase conhecida como burn-out - é
o esgotamento de caráter físico, intelectual ou
emocional.
Já a pessoa em peak performance é capaz de gerar
resultados sem comprometer sua existência humana. O que
denota, portanto, que o desenvolvimento exigido abrange todas
as áreas da vida: profissional, financeira, física,
ontológica, social, relacionamento íntimo, intelecto,
emocional e lazer. E é justamente por atingir outros aspectos
do ser humano que o coaching desenvolveu-se para além das
competências empresariais.
Hoje, existem basicamente dois tipos de coaching:
O coaching executivo, direcionado para desenvolvimento de competências
de liderança, que foca as habilidades para produzir resultados
e a modificação de comportamentos que reduzam sua
efetividade. Pode ser direcionado para coaching de habilidades,
performance, desenvolvimento ou negócios.
O coaching de desenvolvimento pessoal, direcionado para as competências
em outras áreas além da profissional. Neste sentido,
o processo pode atingir temas como: ser mais decisivo, melhorar
a administração do tempo, valorizar diversidade,
desenvolver potenciais, resolver conflitos, aumentar autoconfiança,
comunicar-se com mais eficiência, entre outros.
Todo coaching é de desenvolvimento, não de respostas,
entretanto, as empresas em particular e o mundo estão procurando
pessoas hábeis em postos relevantes. Sendo assim, além
do desenvolvimento propiciado pelo coaching, é importante
que as pessoas se sintam inspiradas a ocuparem esses postos de
destaque. É neste contexto que foi criado o coaching em
Marketing Pessoal.
Acrescentando ao processo elementos oriundos do Marketing Estratégico
e trabalhos de autores como Al Ries, Jack Trout, Peter Drucker,
Lester Thurrow, Joseph Campbell entre outros, forma-se um conceito
mais amplo sobre como se atingir o sucesso no mundo repleto de
desafios em que vivemos.
O Coaching em Marketing acrescenta aos processos executivo e
de desenvolvimento pessoal as competências necessárias
para que o executivo seja catapultado para uma posição
relevante em sua carreira. Deste modo, será capaz de perceber
o mundo como um lugar de grandes oportunidades e compreender como
preenchê-las com responsabilidade e competência.