Conceituação de Marketing

Para começarmos a estudar marketing é fundamental, antes de mais nada, compreendermos o significado desta palavra. Marketing é uma expressão de origem inglesa que não pode ser traduzida literalmente para o português por perder o seu real significado. Em inglês, market significa mercado e o sufixo ing indica ação. Num esforço de tradução, marketing é tomado como mercadização (ato de mercadizar). No Brasil aceitamos a designação mercadologia para expressar o mesmo sentido da palavra marketing. O conceito atual de marketing surgiu após a 2 Guerra Mundial, na década de 50, quando o processo de industrializa ção se acirrou, aumentando a competitividade entre as empresas, e a disputa pelos mercados trouxe novos e profundos desafios. A partir daquele momento as empresas, finalmente, passaram a admitir que a decisão final de compra estava nas mãos dos clientes. Na academia, um marco importante do surgimento do marketing foi a publicação do artigo Miopia em Marketing, por Theodore Levitt, que teve grande repercussão no início da década de 60. Ao longo dos anos diversos autores e instituições vêm se preocupando em estabelecer uma definição de marketing, de fácil entendimento e que contemple todo o seu escopo, o que não é uma tarefa das mais simples. ...

Orientação das empresas em relação ao mercado

Quando analisamos a evolução das empresas no que se refere a orientação para o mercado, identificamos três momentos bem característicos, conhecidos como a:

1. era da produção/produto, em que prevaleceu a orientação para a produção e os produtos fabricados;
2. era de vendas, em que prevaleceu a orientação para vendas;
3. era do marketing, em que prevalece a orientação para o mercado e para o cliente.

Importância do marketing

A importância cada vez maior da área mercadológica numa empresa decorre de um conjunto de fatores, dentre eles:

1. dificuldades enfrentadas pelas empresas em manterem suas participações num mercado cada vez mais competitivo;
2. influência do ambiente econômico nos hábitos de consumo;
3. desenvolvimento tecnológico condicionado a demanda de produtos a preços adequados e com um ciclo de vida cada vez menor. Todos esses fatores fazem com que as empresas sintam, cada dez mais, a necessidade de modificarem suas estratégias de marketing, tornando-as mais agressivas e adaptadas às diversas realidades de mercado. Por esse motivo, passou a ser mais fundamental conhecer as técnicas de marketing e saber aplicá-las corretamente.

Objetivos do marketing

As organizações, ao adotarem o conceito de marketing, têm objetivos.

Vejamos alguns deles:

1. estudar sistematicamente o mercado, de forma a identificar oportunidades e ameaças;
2. escolher o segmento ou os segmentos de mercado sobre os quais concentrará esforços;
3. gerir adequadamente todos os instrumentos de que o marketing dispõe;
4. gerenciar o retorno de informações, que permite à empresa manter contato direto com sua realidade de mercado. ... Saiba mais

 
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