




|

Comunicação e Marketing
Pessoal - Construindo uma Nova Imagem
Qual é a imagem que normalmente temos de um Gerente/Profissional
eficaz? A de um elemento dinâmico que vive rodeado e admirado
por pessoas, objetivo, voltado para resultados, esportista etc.
Algumas dessas dimensões poderão ser enquadradas no
que chamariamos de competência gerencial, outras na dimensão
denominada imagem profissional. No contexto gerencial brasileiro
o importante não é apenas "ser" um bom Gerente, mas
também "parecer ser" um bom Gerente o mesmo se aplica aqueles
que não têm uma posição gerencial. Esta
afirmativa encontra amplo respaldo dentro de nossa experiência
profissional. Fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos,
cada vez maior é o número de Gerentes/profissionais
que dedicam ao self promotion uma importância significativa,
especialmente no que diz respeito à alocação
de tempo. "Comunicar" sua competência ao mundo é uma
questão de sobrevivência.
No Brasil, vivemos numa sociedade empresarial que avalia as pessoas
não apenas em função dos resultados conseguidos
por elas, mas também em função da imagem que
é projetada, da "embalagem" com que elas se apresentam. A
afirmativa vale não só para a imagem projetada/comunicada
externamente à empresa, mas também internamente, entre
companheiros de trabalho. Infelizmente conhecemos casos de pessoas
que acreditam ser a competência técnica ou gerencial
o valor maior e único valor; como se um bom produto pudesse
ser vendido com uma embalagem/comunicação inadequada.
Esses Gerentes/Profissionais sobrevivem com relativa facilidade
quando o mercado está em alta; nas situações
de crise torna-se fundamental o casamento entre a competência,
a visibilidade e/ou imagem existente.
Por essa razão é comum o caso de pessoas extremamente
capazes que, desempregados em função da situação
econômica de uma sociedade cada vez mais global, encontram
muita dificuldade em se recolocar. A razão é simples:
elas eram "boas" no universo de sua empresa, mas o mundo exterior
os desconhecia. Permitimo-nos mostrar dois indicadores da existência
desse problema. Um deles nos parece ser o surgimento de organizações
e publicações especializadas na elaboração
e divulgação de currículos (via Internet),
isto é, em mostrar aos outros algo do Gerente/Profissional
que nem sempre é visualizado por ele; outro indicador é
a proliferação de Gerentes/Profissionais que passam
a atuar como consultores, já que encontraram dificuldades
em continuar sua carreira, apesar de serem considerados muito competentes.
Corresponderia à tentativa de comunicação de
uma nova imagem a partir de uma especialização ou
habilidade bem aceita pelo mercado.
Acreditamos, portanto, que deva se constituir em preocupação
permanente do Gerente e do Profissional o desenvolvimento de determinadas
atividades que poderemos chamar de marketing pessoal ou self promotion.
Não pretendemos, obviamente, dar "pesos" à dimensão
competência ou à dimensão imagem, mas apenas
abordar um lado menos explorado da questão. Sem pretender
esgotar o assunto, permitimo-nos propor algumas sugestões
ao Gerente/profissional competente que busque maior visibilidade
perante o mercado (sem qualquer ideia de prioridade):
Buscar regularmente escrever aquilo que possa retratar os resultados
de sua vivência profissional, objetivando a publicação
desse material em jornais, revistas de natureza (seu campo de atividade),
não se esquecendo também das publicações
de caráter geral. Para isso é importantíssimo
o contato regular com a imprensa, com elementos das áreas
de divulgação, manter um fichário com nomes
e endereços etc.
Associar-se aos órgãos de classe, freqüentar
as reuniões, se possível fazer parte da Diretoria.
Adotar um postura atuante em defesa de classes ou interesses; Ter
uma "bandeira" mais ou menos permanente.
Pertencer à Câmara do Comércio e Indústria
local, Associações Comerciais, Lions, Rotary e entidade
similares, buscando manter também permanentes contatos de
natureza social como os demais associados, procurando "estar na
berlinda", mas de forma discreta. Investir parte de seu tempo em
benefício da comunicação. ... Saiba
Mais
|
|